Lula luta por salário nacional de metalúrgico
O Conversa Afiada reproduz informação que recebeu de Marise Muniz, da assessoria de imprensa da C U T nacional:
Metalúrgicos definem nesta pauta do Contrato Coletivo de Trabalho
As reivindicações que comporão a pauta nacional serão aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Negociação Coletiva, que acontece na sede da CNM/CUT
Os metalúrgicos da CUT definiram nesta quarta-feira (07) as cláusulas que vão compor a pauta de reivindicações do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho (CCT), que será negociado já a partir das campanhas salariais do primeiro semestre de 2013. A definição da pauta acontece no segundo e último dia da 1ª Conferência Nacional de Negociação Coletiva, promovida pela Confederação nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em sua sede em São Bernardo do Campo (SP).
A atividade reúne mais de 180 dirigentes sindicais de sindicatos de metalúrgicos filiados à CNM em todo o País que, juntos, representam cerca de um milhão de trabalhadores. Dela, também participam metalúrgicos que integram as direções estaduais da CUT. Foram convidados também sindicalistas de outras categorias que já têm contrato coletivo nacional de trabalho, como bancários, petroleiros e construção civil.
Hoje (6), após a solenidade de abertura – que contou com a presença do ex-presidente Lula (ver matéria neste site) – e a análise das conjunturas política e econômica, feita por Paulo Vannuchi (que presta assessoria a entidades sindicais) e Carlindo de Oliveira Rodrigues (Dieese), os sindicalistas se reuniram em grupo para avaliar as convenções coletivas da categoria e definirem quais serão as cláusulas que deverão ser apresentadas na plenária de amanhã.
(...)