Falhou a inteligência do governo federal ?
Do incansável Stanley Burburinho:
Falhou a inteligência do governo federal?
A resposta rápida do Planalto ao "caso Rose" já amenizou os efeitos da crise. Mas a operação deixa uma série de questões em aberto. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sabia? Se sabia, avisou a presidente Dilma? O ex-presidente Lula foi mesmo grampeado? O que a Polícia Federal, que mantém uma queda de braço sobre salários com o governo federal, levantou sobre a presidência da República? Para quem acha que são questões irrelevantes, um argumento: uma ação do FBI na Casa Branca jamais aconteceria sem que Barack Obama soubesse antes
(...)
Eis, aqui, dez questões sobre o caso:
1) O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a quem a PF é subordinada, sabia da operação? Aparentemente, não. Enquanto agentes cumpriam mandados na presidência da República, ele estava em Fortaleza, num encontro de ministros do Mercosul.
2) Considerando a hipótese de que soubesse, a presidente Dilma foi avisada? Pelo ar de surpresa e pelas reuniões de emergência convocadas na sexta e no sábado, ela também ficou vendida na história.
3) Sendo assim, onde estavam os órgãos de inteligência, como a Abin, enquanto uma operação atingia o próprio gabinete presidencial em São Paulo?
4) Há algum componente de disputa interna de poder na operação? Convém lembrar que tanto o ministro Cardozo como o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams (cujo número dois foi indiciado), concorrem à mesma vaga no Supremo Tribunal Federal.
5) O presidente Lula foi mesmo grampeado? Procede a informação de que há 122 conversas entre ele e a secretária Rosemary Nóvoa de Noronha, divulgada nesta segunda-feira pelo jornal Metro?
6) Se a operação atingiu a presidência da República, que juiz autorizou o monitoramento que ocorreu durante 19 meses?
7) Assuntos sigilosos de Estado foram tratados?
8 ) O Ministério Público participou da operação?
9) Qual é a autoridade responsável pela guarda do que monitorado na operação, como os eventuais 122 grampos que envolvem o ex-presidente Lula?
10) Há alguma relação entre a operação Porto Seguro e a queda de braço da Polícia Federal e do governo em torno de salários?
Para quem considera essas questões irrelevantes, um alerta: nos Estados Unidos, uma operação do FBI que rondasse a Casa Branca não aconteceria sem que antes o presidente Barack Obama fosse avisado pela CIA ou pelo próprio FBI. Até para que medidas corretivas, como a demissão de funcionários corruptos, pudessem ser tomadas de forma preventiva – e sem constrangimentos.
No Brasil, a Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça. E se o ministro não sabia de uma operação desse alcance, quem está em risco é a própria presidência da República.