Cubana não quer Ley de Medios. O Ataulfo também
A que veio a blogueira cubana, em debate no Estadão:
Lei dos meios pode provocar mais “mordaças do que regulação”, alerta blogueira
Renata Cardarelli
A blogueira cubana Yoani Sánchez disse que pode haver “mais mordaças do que regulação” nas leis que fiscalizam a imprensa. O tema foi abordado na manhã desta quinta-feira, 21, em encontro promovido pelo Estadão. Observada por 54 veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros presentes no evento, ela avaliou que a questão é perigosa e a comparou a “brincar com fogo”.
Com a garganta cansada, depois de 55 minutos de conversa e de três dias intensos de palestras e encontros em solo brasileiro, Yoani tomou três goles d’água e chupou uma pastilha. Ela alertou que é preciso tomar cuidado ao falar em regulação da mídia e alertou que, se não for feita da forma adequada, pode resultar em repressão.
“Quando se regula os meios de comunicação há uma linha tênue entre responsabilidade jornalística e censura. Que a regulação seja em nível legal e não a mando de governos. Cuidado, porque podemos voltar a uma situação de mais mordaças do que regulação”, disse a dissidente da ditadura comandada pelos irmãos Fidel e Raúl Castro.
(...)
Como "blogueira suja", por que ela não vai debater liberdade de expressão no Barão de Itararé?
Paulo Henrique Amorim