Dilma e Marta reconduzem Rangel à Ancine
Saiu no Globo:
Dilma aceita terceiro mandato de Manoel Rangel na Ancine
MinC confirma que Marta Suplicy quer a recondução do presidente da Agência Nacional do Cinema, com apoio da presidente; decisão ainda depende de aprovação do Senado
Servidores haviam se manifestado contra nova temporada do gestor na casa, em resposta a manifesto de cineastas a favor
RIO - A presidente Dilma Rousseff aceitou que o atual presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, seja reconduzido ao cargo. Em 20 de maio, ele completa seu segundo mandato à frente da instituição. Em breve, será marcada a sabatina de Manoel no Senado.
Segundo a assessoria do Ministério da Cultura, Marta Suplicy decidiu reconduziu Manoel Rangel por três razões: ele acompanha o projeto de reformulação da Ancine ("e saberia como ninguém levar adiante a política implantada"); é de total confiança da ministra; e tem apoio de grande parte dos cineastas.
O mandato de Manoel Rangel expira em 20 de maio.
Marta conhece a chefa que tem.
Ela não autorizaria a divulgação dessa nota, assim, tão cedo, não fosse para:
1) calar a pressão dos programadores estrangeiros, que não engolem a política de defesa do “conteúdo brasileiro” adotada por Rangel; 2) calar a pressão dos servidores da Ancine, movidos pelo elevado sentimento da Corporação …
Um passarinho que saiu de Brasília e pousou na janela do ansioso blogueiro confidenciou que Rangel desempenhou discreto papel na decisão – inteligente – da Ministra de não incluir a tevê por assinatura no conjunto dos produtos do Vale Cultura.
Paulo Henrique Amorim