Bláblárina é a Tucarina
Saiu no Valor, o PiG (*) cheiroso:
Marina critica Dilma e defende volta do tripé
Talita Moreira e Daniela Chiaretti | De São Paulo
Durante encontro fechado, na sexta-feira, com cerca de cem empresários, investidores e profissionais do mercado financeiro, a ex-ministra Marina Silva (PSB) fez duras críticas à política econômica do governo Dilma Rousseff e defendeu o retorno do tripé - geração de superávits primários nas contas públicas, câmbio flutuante e metas para inflação - que vigorou nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Segundo relatos do encontro ouvidos pelo Valor, Marina afirmou discordar do expansionismo fiscal adotado pelo atual governo e apoiou a geração de superávits primários "expressivos, sem manobras contábeis". Para a ex-ministra, o câmbio deve voltar a flutuar livremente sem tantas intervenções do Banco Central. Além disso, é preciso promover uma sinalização firme para que a inflação volte ao centro da meta (4,5%) - na gestão atual, a inflação média anual está girando em torno de 6%.
Na opinião de Marina, que se aliou ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para desafiar a presidente Dilma na eleição do próximo ano, o combate à inflação foi relegado pelo atual governo. Durante o evento, organizado pelo banco Credit Suisse, ela disse também que o BC precisa ter autonomia para operar, mas mostrou dúvidas quanto à formalização da independência.
Aos poucos, a Bláblárina tira o xale e se revela o que é, na essência: uma Tucarina.
O ideário – ou melhor, a forma de levantar dinheiro para a campanha, em São Paulo – tucarínico não passa de uma compilação das “ideias“ do Príncipe da Privataria, revistas e atualizadas por suas trombetas: a Urubóloga, cujas inclinações “ambientalistas” são sobejamente conhecidas, e “os economistas de bancos” que se reúnem na Casa das Garças e no Instituto Millenium, o IPÊS com Botox.
Interessante que essa ressurreição do neolibelismo (**) se dê quando os Estados Unidos, onde se pratica o “capitalismo selvagem” aqui copiado pelo Príncipe, levam ao Banco Central uma keynesiana, Janet Yellen.
Os colonizados são sempre assim.
Pensam que estão na Metrópole, mas a Metrópole deles não toma conhecimento.
Por ora, o conselheiro visível da Tucarina é o respeitado filósofo e economista Eduardo Gianetti, editado pela Companhia das Letras, esse pilar do pensamento (sic) tucano paulista.
Quando a chapa começar a esquentar, e ela começar a recorrer aos plebiscitos, é possível que a Tucarina seja obrigada a levar para a ribalta economistas de inclinação ambientalista.
Banqueiros não são muito chegados a filósofos …
E aí pode ser a vez de André Lara Resende, cuja biografia está esculpida em mármore pelo Luis Nassif, no livro inesquecível “Cabeças de Planilha”.
(Clique aqui para ler entrevista que o ansioso blogueiro fez com Nassif sobre o livro e o papel (suspeitíssimo) de Resende no lançamento do Plano Real.)
Resende morou num quinta em Portugal, transportava de avião para Londres seus cavalos de raça, e adotou a linha da “Ortodoxia com Ambientalismo”.
O que é um seguro passaporte para entrar nos saraus de banqueiros de todo o mundo.
Porque o lançamento das “ideias” da Tucarina foi exatamente diante uma plateia de cem empresários, investidores e profissionais (sic) na sede do banco Credit Suisse, em São Paulo.
Por suposto, não se pode falar em “lavagem de dinheiro” na calçada da sede de um banco suíço …
Tucarina é a fadinha da floresta tucana.
Até agora não ofereceu ao distinto público uma única ideia original – é o primeiro zero da soma com o segundo zero do Ciro Gomes.
Surpreende que aos banqueiros suíços ela não tenha dito que o sistema de “concessão” do pré-sal é melhor do que o de “partilha”.
Aí, sim, será a Gloria in Excelsis !
Não deixe de ler “Azenha e popularidade do Príncipe”.
Em tempo: a Tucarina precisa, antes de mais nada, convencer os tucarineiros de que foi uma boa ideia se associar ao Dudu:
Após reunião, Rede decide que não vai integrar a Executiva do PSB
BRASÍLIA - A Rede decidiu que não vai integrar a Executiva do PSB. Em reunião realizada durante este domingo, a comissão nacional provisória do partido resolveu criar um grupo com cinco membros, incluindo a ex-senadora Marina Silva, para fazer o diálogo com o partido com o qual está coligado.
- Nenhum membro da Rede vai participar das instâncias do PSB - disse Bazileu Margarido, da comissão nacional provisória da legenda.
(...)
Em tempo2: o Conversa Afiada destaca o pitaco do amigo navegante Jb de Floripa:
"Tucarina ao Itaú: meus juros serão juros tucanos !"
----------
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.
(**) “Neolibelê” é uma singela homenagem deste ansioso blogueiro aos neoliberais brasileiros. Ao mesmo tempo, um reconhecimento sincero ao papel que a “Libelu” trotskista desempenhou na formação de quadros conservadores (e golpistas) de inigualável tenacidade. A Urubóloga Miriam Leitão é o maior expoente brasileiro da Teologia Neolibelê.