Bernardão detona a Ley de Medios da Dilma
“Bernardão”, o amigo navegante sabe quem é.
É aquele que deu uma entrevista ao detrito sólido de maré baixa – clique para ver que só falta a Abril vender a Veja - para detonar o PT e a Ley de Medios.
O Mino Carta se debate até hoje com uma dúvida cruel: será ele o Bernardo Plim-Plim ou Trim-Trim ?
Bernardão está diante do inevitável.
A Dilma, enfim !, quer uma Ley de Medios.
Quando o Lula discursava no comício do PT, na frente da Dilma, foi saudado com gritos de “a verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”.
Noutro evento, para recepcionar a Globo, os gritos eram “fora o PiG !”.
Até o México, o Mé-xi-co ! - acabou com essa maracutaia de transmissão exclusiva da Copa.
(O amigo navegante conhece os “reis da maracutaia”, ou “os comparsas”, como diz a Carta Capital sobre o livro “O lado sujo do futebol”, de Luiz Carlos Azenha, Leandro Cipoloni, Amaury Ribeiro Jr, e Tony Chastinet entende, perfeitamente, como é que a Globo … consegue essas maracutaias, com a CBF e a FIFA.)
No Valor, o PiG (*) cheiroso, que a Dilma não lê, como não vê a Globo, o Bernardão tenta detonar a Ley de Medios da Dilma.
Diz ele, na pág A6:
- a “ênfase” da Ley será a “regionalização” (ou seja, um forrózinho aqui, uma dupla sertaneja acolá e fica tudo na mesma - PHA);
- “a questão brasileira é substancialmente diferente da realidade argentina” (sim, porque a Cristina K enfiou a faca na garganta da Globo de lá - PHA);
- “a questão da titularidade (ou seja, dos Marinho – PHA) dos meios de comunicação é menor (sic) do que a exigência de conteúdo regional”;
- o conceito de monopólio precisa ser discutido com “cautela”, diz o ministro;
- “os conceitos daquele tempo (Constituição de 1988 – PHA) não se ajustem aos tempos de hoje”.
De fato, aí, o Ministro em razão.
A concentração, de 1988 para cá, só aumentou.
E a concentração de verba publicitária – e do Governo – só fez se concentrar na Globo.
Agora, seria bom perguntar em que Manual ele viu uma nova definição de “monopólio” ?
Por acaso ele leu no Piketty ?
Bernardão está em campanha (no Paraná).
Onde a Globo Overseas só não co-governou o Estado nos tempos do Requião.
Com o Beto Richa e o Varão dos Pinhais, o insigne Álvaro Dias, a Globo do Paraná se banhava em leite de rosas.
Em 2015, o Bernardão será capaz de influenciar a nova Ley de Medios tanto quanto outro ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, que pegou a Ley de Medios do Sergio Motta e jogou no lixo.
O Bernardao fez isso com a do Franklin...
A gaveta está cheia de Leys de Meios …
E chave com os filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio.
Paulo Henrique Amorim
(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.