ProUni inscrição
Como nos outros anos, a inscrição para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2015 pode ser feita em dois periodos, divididos em cada semestre.
As inscrições para o ProUni em 2015 no primeiro semestre já ocorreram. Foram oferecidas 213.113 mil bolsas em 1.117 instituições de todo o Brasil. Foram mais de 1,5 milhões de candidatos inscritos, 21% a mais do que em 2014.
Para o segundo semestre, as recomendações permanecem. Se o candidato se inscreveu no processo seletivo no primeiro semestre, poderá participar do processo no segundo semestre.
Para isso, o aluno deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e alcançado média maior do que a 450 pontos na prova, além de não ter tirado zero na redação.
As inscrições do segundo semestre do ProUni 2015 devem ser feitas pelo site oficial do ProUni http://siteprouni.mec.gov.br/.
Para se inscrever no ProUni 2015, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014.
Na inscrição do ProUni 2015, o candidato poderá escolher até dois cursos diferentes, além de optar pelo tipo de bolsa: integral ou parcial.
O ProUni 2015 também oferece bolsas a participantes com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.
Regras do ProUni:
Para concorrer às bolsas parciais no ProUni 2015, é necessário que se tenha rendimento bruto mensal de até três salários mínimos por pessoa da família. Já para bolsas integrais, deve-se ganhar até um salário mínimo e meio.
As principais dúvidas sobre o programa podem ser tiradas na página:
http://siteprouni.mec.gov.br/o_prouni.php
Para a inscrição no ProUni 2015, o candidato ainda deve ser concluinte do ensino médio em escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares.
Não entram nessas condições os candidatos portadores de alguma deficiência e professores da rede pública de ensino, "em pleno exercício do cargo, com objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura", explica o site do programa.
Criação ProUni
Criado no Governo Lula, em 2004, o ProUni distribui bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades particulares de todo o Brasil.
Leia também: