Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / 2015 / 01 / 15 / Inscrições e cursos Pronatec

Inscrições e cursos Pronatec

Conheça regras e datas do Programa Pronatec
publicado 15/01/2015
Comments

 


Não há uma data específica de inscrição para os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), pois as datas de inscrição do Pronatec são definidas pelas instituições que oferecem os cursos de ensino técnico.

O programa tem um site em que o aluno consegue   consultar as vagas disponíveis nos cursos ofertados pelo Pronatec http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Para se inscrever no Pronatec, é preciso entrar em contato com a instituição de ensino que oferece o curso técnico desejado para obter informações sobre as exigências para a inscrição.

Escolhida a instituição, o futuro aluno vai confirmar se há vagas para o curso desejado.

Sempre é bom lembrar: os cursos são divididos por eixos tecnológicos, como saúde, segurança e construção civil.

É possível que, em alguns casos, o aluno pode receber auxilio transporte.

A lei  lei nº 12.513/2011, de ordem federal que instituiu o Pronatec, diz que “o programa deve ter como prioridade atender os alunos do ensino médio da rede pública estadual, incluindo o EJA (educação de jovens e adultos) e, para quem já concluiu o ensino médio, a prioridade beneficia trabalhadores; pessoas que recebem auxilio dos programas federais de transferência de renda como o bolsa família; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral”.

Abaixo, algumas instruções para inscrição no Pronatec, retiradas do site do programa: http://www.pronatec2015.com/pronatec-quem-pode-se-inscrever/

Candidatos que já tenham se formado no ensino médio deverão optar obrigatoriamente pela Bolsa Formação Trabalhador, sendo que os cursos oferecidos seguem três modalidades.

•Técnico na forma subsequente, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio;

•Técnico na forma concomitante, para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública ou em rede privada como bolsista integral;

•Técnico na forma integrada, para quem concluiu o Ensino Fundamental adquirindo assim a formação técnica e do ensino médio em conjunto.

Todas estas iniciativas visam garantir um crescimento social cada vez maior ao brasileiro e mais oportunidades de uma vida melhor.

Gratuitos, os cursos oferecidos pelo Pronatec são financiados pelo Governo Federal junto com instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, além de instituições de ensino superior e de formação tecnológica e profissional cadastrados no MEC.

Atenção:  também dá para fazer um curso técnico ou profissionalizante pelo Pronatec por meio das instituições do Sistema S (Senai, Senat, Senac, Senar entre outros).

O objetivo do Governo Federal é expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Inicio das aulas 2015

O Ministério da Educação (MEC) adiou novmente o início das aulas do Pronatec. A nova data está prevista para o dia 27 de julho. Antes, estava marcada para 7 de maio.

 

Leia também:


Resultados do ENEM



ProUni inscrição



Inscrições Sisu



Inscrição Fies




Conteúdo relacionado
Resultados do ENEM