Resultados do ENEM
O Ministério da Educação tem uma página específica na internet para que os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consultem os resultados e as suas notas.
http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/
Lá, de acordo com o edital do Exame, o usuário escolhe o ano em que prestou o exame, informa o CPF e a senha cadastrada no sistema.
Os resultados disponíveis no site são a partir de 2009, quando o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, era ministro da Educação, no segundo mandato do Governo Lula.
Naquele ano, um novo modelo de prova foi consolidado. A intenção foi unificar o concurso vestibular das universidades federais do país.
Só em 2014, quando foi realizada a última prova do Exame, 6.193.565 candidatos fizeram a prova, ou 71% do total de 8.721.946 inscritos, de acordo com o Ministério.
Os candidatos que participaram podem usar o resultado do Enem para conseguir acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou para concorrer a vagas em faculdades privadas pelo ProUni.
Caso tenha perdido a sua senha, recomenda-se que o candidato acesse o site do Inep e, no canto inferior central da página, clique em “Recuperar senha”.
Após os precedimentos iniciais, o estudante pode escolher como receberá a nova senha, se por e-mail ou SMS.
O sistema também oferece a opção de alterar o endereço de e-mail e do número de celular na opção “Alterar dados cadastrais”.
O número de inscrição e a senha do Enem 2014 devem ser utilizados nas inscrições do Sisu 2015.
Eles podem ser consultados na página eletrônica do Inep, na aba ”Consultar nº inscrição”.
Inscrição Enem 2015
Em 2015, o Enem será aplicado no segundo semestre em data ainda não definida. As inscrições devem começar em maio e deverão ser realizadas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação.
O exame deve alcançar cerca de 1.500 cidades do país, nas tardes de um sábado e um domingo.
O edital do Enem 2015 deve ser publicado pelo Inep ainda neste mês.
Nos últimos anos, uma taxa de R$ 35 é cobrada como taxa de inscrição. Os candidatos que concluem o ensino médio em escolas públicas não precisam pagar. Os estudantes que declararem de baixa renda podem pedir isenção da taxa.
Confirmada a inscrição, o candidato receberá de quatro a duas semanas antes das provas, pelos correios, documento com o local de provas e informações pessoais.
Cogita-se que o Enem passe a ser realizado pela internet, em que os estudantes poderão fazer a prova de casa.
A ideia, se avançar, não se aplicará no exame deste ano.
Outras dúvidas devem ser tiradas na Central de Atendimento do MEC (0800-616161).
Leia também:
Inscrições Sisu
ProUni inscrição
Inscrições e cursos Pronatec