"Não vai ter Golpe !". Baianos dizem a Dilma
A Presidenta Dilma Rousseff provocou, nesta sexta-feira (14), a oposição ao seu governo que, segundo a petista, quer criar um clima de “quanto pior melhor”. Em Salvador para participar do Dialoga Brasil, plataforma online criada no inicio do seu segundo mandato, ela enalteceu os programas sociais que foram criados a partir das gestões do PT no plano federal.
“Se tem uma coisa que tenho orgulho de ter feito foi o que nós fizemos em relação ao Nordeste do Brasil, como Presidenta e como ministra do Governo Lula. E isso eles não vão tirar de nós”, disse Dilma em referência aos adversários políticos.
Ainda sobre o momento de crise política, a Presidenta contou com o apoio do governador da Bahia, Rui Costa (PT), e da plateia que aos gritos de "Não vai ter Golpe, ouviu Dilma citar uma frase de Guimarães Rosa para definir a situação. “O que a vida quer da gente é coragem. Mesmo debaixo da pressão, da desfaçatez e intolerância, eu acho que todos têm que se esforçar para manter a serenidade”, afirmou.
Costa fez um discurso em apoio à Dilma ao falar sobre a campanha do "quanto pior melhor". “Hoje vejo gente que perdeu a eleição que quer provocar o caos no país. O povo baiano e brasileiro não aceita isso”, destacou o petista.
No evento, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, elogiou a plataforma digital e apresentou os temas da pasta que estarão disponíveis no site. São eles: Agenda Século XXI, Brasil de Todas As Telas, Cultura e Educação, PAC, Cidades Históricas, Política Nacional Das Artes, Política Nacional de Cultura Viva e Vale Cultura.
"Não há educação de qualidade sem cultura e não há cultura sem qualidade de formação. A cultura é o principal instrumento de combate à violência”.
Participaram também os ministros da saúde, Arthur Chioro, do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, e Miguel Rossetto, da Secretária Geral.
Abaixo outras frases:
Dilma:
Todas as conferências têm um poderoso instrumento que é o dialogo, ou seja, a participação popular.
Dialogar é para conferir se estamos no caminho certo ou se podemos melhorar e isso é uma tarefa coletiva.
Eu quero que o Juca Ferreira fique em cima do ministro das Cidades para que o Minha Casa Minha Vida tenha cultura.
Eu tenho orgulho do Mais Médicos. O meu governo lutou para ter o programa. Nós escutamos prefeitos, movimentos sociais.
Eu agradeço ao governo cubano e aos médicos que vieram. Foram 11 mil médicos de lá. Eles que deram sustentação ao início do programa.
A população agora pode avançar com o Mais Especialidades. Agora, é levar a universalização do SUS.
O Brasil para ser uma nação rica não pode ter uma parte da população condenada à miséria. E nós continuamos nessa luta. Superar a pobreza é apenas o início.
Nós somos a sétima economia do mundo, mas não somos a sétima nação. E esse país tem todas as condições para isso.
Sem dar acesso à cultura popular e educação de qualidade, o Brasil não será uma nação rica.
Somos um país de imensa riqueza cultural.
Juca Ferreira, ministro da Cultura:
Hoje é um momento importante para Cultura.
É fundamental que a gente consiga articular as políticas públicas.
Essa plataforma vai permitir que o conjunto de propostas
Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social:
22 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza no Governo Dilma.
Bolsa Família mantêm 17 milhões de crianças da escola.
O melhor remédio contra o preconceito é a informação.
Reduzimos em 60% a mortalidade infantil.
Sem assistência social, não tem acesso aos programas sociais. Essa rede é fundamental.
Dialoga Brasil:
O Dialoga Brasil é um ambiente, na internet, de participação coletiva. A plataforma digital, lançada no inicio do segundo mandato da Presidenta Dilma, foi feita para que a população mande sugestões para melhorar os programas e conhecer as principais ações do Governo Federal.
Em novembro de 2015, o Governo começa a responder as três propostas mais apoiadas de cada programa.
Leia também: