49 sem-terra e quilombolas se formam em Direito na UFPR
Sérgio Moro, ex-professor da UFPR (Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Nesta terça-feira 17/XII acontece a cerimônia de formatura de uma nova turma de alunos de Direito da UFPR, a Universidade Federal do Paraná.
Há uma novidade entre os formandos deste ano, entretanto: 49 estudantes são oriundos de assentamentos da reforma agrária ou de comunidades quilombolas e participam de grupos como o Movimento dos Sem-Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
São jovens beneficiados pelo Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária, o PRONERA - um projeto do INCRA criado em 1998 para garantir acesso ao ensino superior às famílias beneficiadas pela reforma agrária e de quilombolas.
Os 49 estudantes são oriundos de quinze estados brasileiros - além de dois alunos do Haiti e uma estudante da Venezuela.
"A universidade pública, as federais em particular, deixaram de ser um lugar de elite. A universidade tem sido cada vez mais um espelho da diversidade brasileira. Ainda não é como pode ser, mas muito caminho já foi trilhado", afirma Ricardo Marcelo, reitor da UFPR.
Dos 49 estudantes, 19 já passaram na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros sete foram aprovados em cursos de pós-graduação.
"A nossa realidade é a de um povo que nunca teve acesso à educação superior, principalmente em universidade pública", disse Jaqueline Andrade, de 23 anos, uma das formandas da nova turma. "O que nos falta é acesso, porque quando a gente está nesses espaços, a gente consegue".
Desde sua fundação, cerca de 5.900 alunos se formaram nas universidades públicas brasileiras através do PRONERA. A parceria com o curso de Direito da UFPR teve início em 2015.
A formatura desta terça-feira, entretanto, terá um significado especial:
A UFPR foi a universidade onde o ministro da Justissa Sérgio Moro, ex-Judge Murrow, deu aula até 2016!
O ensino público resiste - apesar do governo do qual Moro faz parte desejar a destruição das universidades públicas!
Em tempo: segundo o Painel da Folha de São Paulo, o paraninfo da turma será o advogado Manoel Caetano Ferreira - um dos membros da equipe de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os 49 formandos do PRONERA (Reprodução: Porém.net/MST-Paraná)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- MST apresenta seus primeiros bacharéis em Agronomia
- Aula magna: como desmoralizar militante contra professores e o MST
- MST rebate ataques de Weintraub contra a educação no campo
- Secretário bolsonário quer fechar as escolas do MST!
- Bahia: Rui investe em Educação para sem-terra
- Projeto do MST alfabetiza 27 mil no Maranhão