Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / A batalha Collor vs Janot

A batalha Collor vs Janot

O Senador protocolou duas representações em desfavor do Procurador-Geral.
publicado 16/09/2015
Comments
fernando collor vs rodrigo janot

O Conversa Afiada publica novo material da batalha entre o senador Fernando Collor e o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot:


O Senador Fernando Collor (PTB/AL) acaba de protocolar duas representações em desfavor do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.

A primeira, com mais de 50 páginas e 21 documentos comprobatórios anexos, se deu junto à Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público Federal (CNMP), na forma de Reclamação Disciplinar, por vários atos de improbidade administrativa e de decoro pessoal que Rodrigo Janot teria praticado à frente da Procuradoria-Geral da República. Ao final do documento, o senador requer a abertura de procedimento administrativo para apuração dos fatos, com a oitiva de dezoito pessoas, além de sindicâncias e ofícios e, por fim, pede a demissão do procurador e a cassação da aposentadoria.

A segunda representação, mais volumosa ainda do que a do CNMP, se deu no Senado Federal, que é a instituição constitucionalmente competente para apurar, processar e julgar autoridades por crime de responsabilidade. Os motivos também se reportam aos diversos crimes, omissões e perjúrio perante a Casa que o PGR teria praticado, especialmente as mentiras, tergiversações e lacunas nas respotas deixadas pelo procurador durante a sabatina na CCJ do Senado, no dia 26 de agosto. Nos mesmos moldes, o senador também requer abertura de processo, oitivas e diligências para, ao final, solicitar o impeachment de Rodrigo Janot.