Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / "A gravidade da pandemia não foi compreendida", diz diretor do Instituto Butantan

"A gravidade da pandemia não foi compreendida", diz diretor do Instituto Butantan

Disputa política em torno da pandemia no Brasil atrapalha
publicado 14/06/2020
Comments
Sem Título-5.jpg

(Créditos: Yan Marcelo)

Via O Globo - Em plena fase de preparação para testar vacina contra o coronavírus, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirma que uma nova quarentena, nas cidades onde foi feita flexibilização do isolamento, pode não ter a mesma eficácia. Segundo ele, quando o vírus volta a circular, a taxa de transmissão cresce rapidamente. Porém, quando a quarentena é retomada, o vírus demora a ser contido. Para Covas, a disputa política em torno da pandemia no Brasil é inusitada, atrapalha, e a campanha feita por bolsonaristas contra a vacina a ser testada pelo instituto em parceria com a empresa chinesa Sinovac "não tem o menor sentido".

(...)

De quem é a responsabilidade?

É de todo mundo. O prefeito tem que fazer sua parte, mas o principal é que temos de atuar como sociedade. O comerciante está sofrendo com prejuízo. As pessoas em suas casas se sentem impotentes: como fazer o vizinho entender que ele tem que fazer a parte dele? Há uma discussão sobre a liberdade de cada um, mas vejam a quantidade de pessoas que estão morrendo. São mais de 40 mil, mais gente do que a população da maioria das cidades brasileiras. A gravidade da pandemia não foi compreendida.

(...)