Advogado que apoiou o Golpe pode virar juiz do TRE!
Com Pauderney, Pedro Corrêa e Aecinho, o mais chato: o TRE merece! (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Instituto dos Advogados de São Paulo, criado em 1874 - e cujo primeiro presidente foi o Barão de Ramalho -, tem como lema "clarius qvam grativs officivm" ("profissão mais ilustre que agradável").
Mas, o atual presidente do instituto, José Horácio Halfeld, parece transitar muito bem entre o ilustre e o agradável.
No primeiro semestre de 2015, Halfeld encomendou um parecer a Ives Gandra Martins e Adilson Dallari, a partir do qual começou a defender que a Presidenta Dilma poderia ser julgada por irregularidades (sic) cometidas no primeiro mandato.
Depois disso, em dezembro do mesmo ano, ele foi ao Facebook para pedir que os brasileiros se mobilizassem a favor do impeachment da Presidenta (honesta).
Foi nessa época também que o Estadão (em estado comatoso) abriu espaço para ele destilar seu moralismo:
"(...) A partir do momento em que o Tribunal de Contas da União, órgão técnico competente para análise, profere parecer de forma unânime apontando o desrespeito às normas da Lei de Responsabilidade Fiscal, resta evidente e caracterizado o crime de responsabilidade”
(Coitado... o Halfeld ainda não sabia do que fazia o ministro Nardes, do ilibado Tribunal das Contas...)
No dia 14 de abril de 2016 - próximo, portanto, da consumação do Golpe dos canalhas e canalhas, Halfed reuniu outros juristas de seu quilate e foi à Câmara dos Deputados para entregar aos parlamentares edições do livro "Impeachment - Instrumento da Democracia", coordenado por ele e figuras como Ives Gandra Martins.
Consumado o Golpe, Halfeld resolveu, em maio de 2016, prestar comovente solidariedade ao presidente ladrão:
"A perspectiva do novo governo é de ordem para retomarmos o progresso. Vossa Excelência é o novo interlocutor do Brasil, transmitindo segurança, por saber que é fundamental o pacto com a sociedade e com a classe política"
Não ria, amigo navegante.
Agora, pasme: o Conversa Afiada recebeu de atento informante a notícia de que Halfeld articula para ser nomeado juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo!
É um prêmio?
Nada mais justo e natural em um país cujos responsáveis pela morte do Reitor Cancellier também são promovidos.
Viva a República Federativa da Cloaca!