Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Apib: Covid-19 já matou mais de 500 indígenas no país

Apib: Covid-19 já matou mais de 500 indígenas no país

Casos se aproximam dos 15 mil
publicado 14/07/2020
Comments
Untitled-17.jpg

(Samuel Tremembé)

O total de indígenas mortos pelo novo coronavírus chegou nesta terça-feira 14/VII à marca de 501 em todo o país. 131 povos já foram afetados pela Covid-19. E a média é de mais de quatro mortes por dia, segundo números de levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), antecipados pelo jornal O Globo.

Com 178 mortes, o Amazonas é o estado que registra o maior número de óbitos (35%) seguido por Pará (83), Roraima (47), Maranhão (50), Mato Grosso (48) e Acre (20). Pelos dados coletados pela entidade junto a organizações, distritos especiais indígenas e secretarias de saúde, 14.793 índios foram infectados no Brasil.

De acordo com o Globo, a etnia Kokama, que vive em sua maioria na região do Alto Solimões, é a mais atingida pelo vírus, com quase o dobro de mortes dos Xavante, que vêm em segundo lugar.

"Os povos indígenas já são os mais afetados pelo coronavírus no Brasil. Foi preciso elaborar um plano de enfrentamento (Emergência Indígena) para implementar ações onde o Poder Público não chega. É muito preocupante a aceleração desses óbitos e a gente atribui isso à falta de planejamento do governo federal, que até agora só apresentou ações insuficientes", disse ao jornal Sônia Guajajara, coordenadora da Apib.

Vale lembrar que, na semana passada, Jair Bolsonaro vetou importantes trechos da lei que trata de medidas de proteção a povos indígenas durante a pandemia. Entre os itens vetados, está a obrigatoriedade do governo de fornecer aos indígenas acesso a água potável, materiais de higiene e limpeza.