Após perseguição da Ancine, Marighella ganha data de estreia
Após sofrer uma "censura burocrática" pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o filme Marighella ganhou nova data de estreia no Brasil: 14 de maio, com distribuição da Paris Filmes e da Downtown Filmes.
Como disse o diretor do longa, Wagner Moura, ao UOL nesta semana, "a Ancine censurou o filme. É uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não tenho a menor dúvida de que Marighella não estreou ainda por uma questão política".
Segundo comunicado oficial sobre a nova data, a estreia inicialmente agendada para novembro de 2019 foi cancelada porque a O2 Filmes não pôde cumprir a tempo todos os trâmites exigidos pela Ancine.
Pelo Twitter, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, comemorou a notícia e adiantou que o filme entrará em exibição também nas ocupações do movimento:
Vitória da cultura e da democracia! Marighella vai estrear nos cinemas dia 14 de maio. E vai ter exibição do filme nas ocupações do MTST. Parabéns, Wagner Moura e toda a equipe!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 16, 2020
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |