Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Aprovação de Moro despenca em um ano!

Aprovação de Moro despenca em um ano!

Datafolha: avaliação positiva de ministro caiu 10% em oito meses
publicado 09/12/2019
Comments
Untitled-4.jpg

(Créditos: Valter Campanato/Ag. Brasil.)

O Conversa Afiada mostrou neste domingo 8/XII que, segundo o Instituto Datafolha, 30% dos brasileiros aprovam e 36% desaprovam o governo Bolsonaro.

A nota média concedida ao governo do Jair Messias, de zero a dez, é de apenas 5,1 pontos - se fosse uma sala de aula, Bolsonaro estaria à beira da reprovação!

Bolsonaro governa para os brancos e para os bancos: segundo o Datafolha, a aprovação ao governo concentra-se entre os homens brancos, moradores do Sul, com renda superior a cinco salários mínimos.

O presidente virou um animador de sua própria plateia, como definiu Leonardo Sakamoto em seu blog.

O Datafolha também divulgou os índices de aprovação dos ministros do governo Bolsonaro.

O ministro da Justissa Sérgio Moro, o ex-Judge Murrow, por exemplo, foi avaliado como ótimo ou bom por 53% dos entrevistados. Outros 23% o consideram regular e 21% o avaliam como ruim ou péssimo.

Ele é mais popular que o próprio presidente Bolsonaro, portanto.

A avaliação positiva de Moro, entretanto, está em queda livre desde a primeira pesquisa do Datafolha sobre o tema, no início deste ano.

Em abril de 2019, o Datafolha revelou que 63% dos brasileiros avaliavam Sérgio Moro de forma positiva.

Em julho, o mesmo instituto revelou um total de 55% de ótimo ou bom - uma queda que pode ser explicada pelo início da divulgação das reportagens da Vaza Jato do Intercept Brasil, que escancararam os bastidores da Operação Lava Jato.

Em setembro, a aprovação de Moro teve nova queda e chegou a 54%.

A avaliação atual - 53% - corresponde, assim, a uma queda de 10% em oito meses!

Ou seja: não adiantou em nada espalhar aqueles outdoors pró-Moro pelo Brasil!

Os que aprovam o trabalho de Sérgio Moro são 88% dos que avaliam o governo Bolsonaro positivamente, 73% dos que têm renda familiar superior a dez salários mínimos, 64% dos moradores do Sul, 59% dos homens, 58% dos maiores de 60 anos e 61% dos brancos e brancas.

O Datafolha entrevistou 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país, entre os dias 5/XII e 6/XII.

Em tempo: segundo o Datafolha, Moro possui a melhor avaliação entre os ministros de Bolsonaro. Em seguida, vem a ministra Damares (43%), Paulo Guedes (39%) e Abraham Weintraub (34%). Ricardo Salles, do Meio Ambiente, possui apenas 27%.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!