Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Aras convida procurador de extrema-direita para a PGR

Aras convida procurador de extrema-direita para a PGR

Em agosto, ida de Benedito para a Comissão de Mortos e Desaparecidos foi vetada
publicado 09/09/2019
Comments
Sem Título-4.jpg

Augusto Aras, indicado na semana passada por Jair Bolsonaro para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR), já começou a convidar nomes para formar a sua equipe, mesmo antes de passar pela sabatina e tentar a sua aprovação no Senado.

Duas pessoas foram oficialmente convidadas por Aras, de acordo com reportagem do Globo Overseas.

Uma dessas pessoas é Ailton Benedito, chefe da Procuradoria da República em Goiás.

Benedito é alinhado a Bolsonaro e foi, inclusive, indicado pela ministra Damares Alves para a Comissão de Mortos e Desaparecidos. No entanto, teve seu nome vetado pelo Conselho Superior do Ministério Público Federal no dia 6 de agosto.

Na ocasião, por 6 votos a 4, o colegiado entendeu que cabia à PGR, e não ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a indicação para a comissão especial.

Nas redes sociais, Benedito faz campanha contra a esquerda e em defesa da Ditadura Militar.

Na votação de 6 de agosto no conselho, o vice-procurador-geral, Luciano Maia, deu um dos votos mais contundentes contra a indicação de Benedito:

"Desaparecidos e mortos não são fatos daquele período duro da ditadura apenas. Mortos e desaparecidos doem ainda hoje. Continuam mortos e continuam desaparecidos. E a dor dói em toda a família. Quem é parente ou ligado a mortos e desaparecidos sente, ainda, que é seu dever lutar para que eles possam ter justiça e reparação. A dor dói duramente e ainda agora. É dever de quem sobrevive a um morto e desaparecido fazer sua missão de vida saber o que foi feito pelo restado brasileiro com esse que morreu e desapareceu. Portanto, são mortos insepultos na memória, e isso o Brasil precisa resgatar duramente”

Benedito confirmou o convite para integrar a equipe do novo PGR, mas disse ainda que ainda não se decidiu.

O outro nome convidado por Aras é Eitel Santiago Pereira, subprocurador aposentado. Ele, entretanto, já aceitou o chamado para se tornar Secretário-Geral da gestão Aras.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: