Argentinos vão às ruas em defesa da Amazônia
(Crédito: Pagina 12)
Do Pagina 12, jornal diário e progressista de Buenos Aires, com tradução do Conversa Afiada:
As embaixadas brasileiras em todo o mundo foram palco hoje de protestos contra os incêndios na Amazônia. Milhares de pessoas se mobilizaram para exigir medidas urgentes do governo de Jair Bolsonaro. Na Argentina, a concentração ocorreu em frente à embaixada brasileira, em Cerrito, Buenos Aires.
Os manifestantes penduravam pôsteres com palavras de ordem ambientais em cima do muro que protegia a embaixada e faziam intervenções com tinta vermelha simulando sangue. "Se a Amazônia queima, nós também queimamos" foi um dos slogans na demanda por maiores controles para a expansão da atividade agropecuária na região.
Como parte do protesto, um grupo de representantes dos povos nativos celebrou a natureza, uma cerimônia que eles acompanharam com música tradicional. Espera-se que durante a noite a fumaça dos incêndios chegue ao território argentino.
A tragédia ecológica já produziu um atrito diplomático entre Bolsonaro e seu par francês Emmanuel Macron, que disse que, se medidas urgentes não forem tomadas, o acordo entre a União Europeia e o Mercosul pode ser interrompido.
Em tempo: veja mais imagens do protesto em Buenos Aires:
(Fotos: Xime Talento para @emergentesmedio)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: