BA: coronel da PM diz que turista “assumiu o risco” de estupro ao caminhar pela praia
(Reprodução)
Ao comentar o caso de uma turista piauiense estuprada nesta semana em uma praia de Itapuã, Salvador (BA), o coronel Eurico Filho Silva Costa, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar, tentou eximir as forças policiais de responsabilidade e culpar as vítimas.
"Foi um comportamento de risco. O que uma pessoa vai fazer numa praia deserta das 19h às 23h, quando ocorreu estupro? Vai fazer o quê? Ela assumiu o risco", declarou ele ao jornal Correio nesta sexta-feira 10/I. A turista e o namorado, cujos nomes não foram revelados, foram surpreendidos por dois criminosos quando caminhavam na praia
Ainda segundo o coronel, o casal deve assumir as consequências.
"O casal teve um tipo de comportamento que não podemos nos responsabilizar. Se um carro trafega a 200 km/h, o motorista assume as consequências, o risco de bater, capotar. Foi a mesma coisa que aconteceu".
Em depoimento, o casal revelou que "a praia estava cheia, mas começou a esvaziar. Depois, dois homens chegaram por trás dizendo: 'É assalto, é assalto! Você é polícia, passa tudo'".
A mulher que sofreu o abuso conta que um dos criminosos, em dado momento, tentou fingir que era seu namorado, para evitar chamar a atenção de uma viatura da polícia que passava pelo local.
O estuprador se apresentou à 12ª Delegacia Territorial (Itapuã) e foi levado para a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). Já o segundo suspeito segue sendo procurado pela Polícia Civil.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |