Barroso diz que instituições funcionam normalmente: "não há crise"
(CNN Brasil)
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse nesta segunda-feira 4/V não acreditar que o Brasil viva uma crise institucional. Afirmou, também, que não viu qualquer "problema institucional" em relação à manifestação de caráter ditatorial promovida por bolsonaristas no último domingo - com a participação do próprio Jair Bolsonaro.
"O que realmente me preocupou foi a invocação das Forças Armadas. Tanto na manifestação do Quartel-General do Exército, quanto na declaração de que as Forças Armadas apoiam o governo", disse o ministro em entrevista realizada pela Arko Advice em parceria com a CNN Brasil.
“As Forças Armadas não são instituições do governo, são do Estado, a serviço da pátria e a serviço do cumprimento da Constituição. Portanto, não me parece que deva ser vista sem preocupação a ideia de atirarem as Forças Armadas no varejo político para apoiarem ‘X’ ou ‘Y’. Isso sim me preocupa como discurso político", reforçou o ministro.
Apesar disso, avalia Barroso, as instituições seguem funcionando e o Brasil não se vê mergulhado numa crise institucional - embora ele admita a existência de "uma intensificação da tensão entre os poderes". "Há uma crise mundial do coronavírus, mas não vejo crise institucional no País", completou.