Boaventura: Bolsonaro é um neofascista!
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos concedeu entrevista a Bruno Alfano, do Globo.
Ele comentou os grandes protestos dos últimos dias no Chile e no Equador, além das prováveis vitórias de Evo Morales e Alberto Fernández, na Bolívia e Argentina, respectivamente:
"O continente está a mostrar que o neoliberalismo chegou ao fim. Os portugueses, a partir de 2016, fizeram uma descoberta que o neoliberalismo é uma mentira. Não cria boa imagem para o país, não cria paz social e não cria investimento. E o Brasil, em breve, será o próximo. Quando as pessoas começarem a sentir no bolso das famílias a consequências dessas políticas neoliberais vai haver consequências e eventualmente traduzir-se-á em convulsão social."
E o que Boaventura pensa sobre o governo (sic) de Jair Bolsonaro?
"Para mim é um neofascista. É um homem que não estava preparado para dirigir um país, nem sequer para dirigir uma empresa, ao contrário do Trump que pode dirigir uma empresa. E penso que Bolsonaro tem causado um dano extraordinário ao Brasil porque veio legitimar tudo aquilo que havíamos pensado que havia sido superados. Ele está fazendo com que o Brasil seja um objeto de risada internacional nesse momento. O Brasil é ridicularizado em todo lado. Muitas vezes, europeus mais oficializados não podem (rir) porque precisam respeitar o país, e é preciso respeitar o povo, mas não se respeita o presidente deste país. Mas não penso que ele é estúpido. Isso é uma estratégia."
Leia a entrevista completa no Globo.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Chanceler Araújo declara guerra às estátuas!
- Em 10 meses, Bolsonaro já espalhou 400 fake news!
- Angela Davis: "nós somos o legado de Marielle!"
- Pesquisas já projetam vitória de Alberto e Cristina por mais de 20 pontos!
- Apuração preliminar garante reeleição de Evo Morales
- Mino: o Brasil carece de um povo corajoso e consciente
- Revolta no Chile é contra o neoliberalismo!
- Boaventura: o Brasil é um laboratório neoliberal