Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonários vão abrir reserva indígena aos mineradores!

Bolsonários vão abrir reserva indígena aos mineradores!

Nióbio, ouro, estanho, diamante, zinco, caulim, ametista, cobre e titânio!
publicado 17/12/2018
Comments
Sem Título-11.jpg

(Reprodução/EcoAmazônia)

O amigo navegante se lembra de o Supremo Tribunal Federal, em 2009, homologar decisão do Presidente Lula de preservar a Reserva Raposa do Sol, em Roraima aos brasileiros indígenas.

Agora, informa o PiG cheiroso, a área de 1,7 milhão de hectares vai ser rifada entre os mineradores:

Reserva indígena será revista


A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro prepara decreto que irá rever a criação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, uma das ações de um pacote de medidas de impacto que também envolverá a área ambiental.

Com 1,7 milhão de hectares em Roraima, a Raposa Serra do Sol esteve no centro de um conflito entre arrozeiros e tribos indígenas, que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, em 2009, a favor dos índios. Estima-se que hoje vivam na área 17 mil pessoas das etnias Macuxi, Wapixana, Ingarikó, Taurepang e Patamona.

O território é considerado um tesouro em recursos minerais, fonte de atração do garimpo clandestino, muitas vezes dirigido pelos próprios índios. Existem jazidas de nióbio, metal leve empregado na siderurgia, aeronáutica, setor espacial e nuclear, que podem chegar a 14 vezes o estoque do metal do planeta, e a segunda maior reserva de urânio do mundo - mais ouro, estanho, diamante, zinco, caulim, ametista, cobre, barita, molibdênio e titânio. Para fontes do governo de transição, a área tornou-se uma terra de ninguém onde nada se produz e crescem todo tipo de ilícitos.