Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Bolsonarista da Havan perde na Justiça ação contra a TVT

Bolsonarista da Havan perde na Justiça ação contra a TVT

Ele queria censurar reportagem jornalística
publicado 06/12/2019
Comments
Untitled-10.jpg

(Divulgação)

O militante bolsonarista e dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang (conhecido nas redes sociais como "Veio da Havan"), perdeu na primeira instância uma ação que moveu no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) contra a TVT, após a exibição de uma reportagem que criticava empresários que cresceram com a ajuda de empréstimos BNDES. A informação é do portal JOTA.

Além de Hang, a reportagem citava figuras como o dono da Riacheulo, Flávio Rocha, o apresentador Luciano Huck e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Em um primeiro momento, o juiz Trazibulo José Ferreira da Silva, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de São Miguel Paulista, concedeu a antecipação de tutela para tirar o vídeo da internet.

Ao analisar o mérito da ação, porém, o magistrado julgou o pedido de Hang improcedente e revogou a decisão que retirava o vídeo do ar.

O juiz avaliou que a reportagem se realizou “no legítimo exercício de atividade jornalística, fundamentada na liberdade de crítica e manifestação do pensamento, tudo dentro do limite constitucionalmente assegurado, sem que dela se possa extrair inequívoca ofensa à honra”.

Ainda segundo Trazibulo , não há caráter ofensivo na declaração de que Hang e outros empresários utilizaram recursos do BNDES, “tendo essa afirmação sido formulada com a intenção de demonstrar a contradição entre o discurso de Estado Mínimo e o uso de crédito proveniente de instituição bancária estatal”.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!