Bolsonaro acaba com a Rádio MEC AM
Bolsonaro cala a boca de Roquette-Pinto (Reprodução)
Da colona de Lauro Jardim no Globo Overseas:
A EBC decidiu extinguir a rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Trata-se da mais antiga emissora de rádio em funcionamento no Brasil. Foi inaugurada em 1923, quatro anos após o surgimento da pioneira Rádio Clube de Pernambuco.
No dia 31, o sinal da emissora será desligado. Motivo: a EBC precisa ser enxugada.
Foi fundada por Roquette-Pinto, sob o nome de Rádio Sociedade. Treze anos depois, foi doada ao governo federal.
Em tempo: o best-seller O Quarto Poder - Uma outra história conta os detalhes da fundação da PRA-A, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (depois Rádio MEC). Leia um trecho da obra do ansioso blogueiro:
(...) Com a ajuda do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Henrique Morize, Roquette-Pinto, aos 38 anos, inaugurou em 20 de abril de 1923 a primeira emissora brasileira com programação regular: a PRA-A, Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, depois Rádio MEC. A principal característica de uma “rádio sociedade” é o fato de ser sustentada por “associados” mediante uma contribuição voluntária. Eram os “sócios” quem cediam os discos, em geral de música clássica, que a rádio tocava. O objetivo era construir uma emissora a serviço da educação e da cultura, nos moldes europeus.
Roquette-Pinto também foi o responsável pela introdução no Brasil do radiojornalismo, que já nasceu opinativo. Era o Jornal da Manhã, produzido e apresentado por ele mesmo, via telefone, a partir de sua casa, com comentários pessoais sobre as notícias do dia que julgava mais interessantes, lidas ao vivo.
(...)
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Em tempo: Bolsonada liquida a comunicação pública
- EBC: fecha? E quem manda?
- EBC não deixa usar "Golpe" e "Ditadura" em reportagens!
- Bolsonaro enterra o que Temer começou a destruir