Bolsonaro desaba em nova pesquisa de banqueiros
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras de valores do Brasil, divulgou nesta sexta-feira 17/I uma nova pesquisa sobre a atuação do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o levantamento, 39% dos brasileiros avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo - mesmo nível das pesquisas anteriores, em novembro de dezembro de 2019. Outros 32% avaliam o governo como ótimo ou bom - ante 35% na pesquisa anterior - e 28% o consideram regular - contra 25% em dezembro.
E a percepção do brasileiro sobre a corrupção - uma das principais bandeiras de campanha de Bolsonaro?
Para 30% dos entrevistados, nos próximos seis meses a corrupção terá diminuído. Segundo outros 32%, entretanto, ela irá aumentar.
Em janeiro de 2019, primeiro mês do governo Bolsonaro, os números eram bem diferentes: apenas 16% acreditavam que a corrupção iria aumentar, conta 54% que consideravam que ela iria diminuir.
Outros pontos importantes da pesquisa:
• 43% acreditam que as notícias sobre o governo Bolsonaro são majoritariamente desfavoráveis.
• 43% afirmam que a economia do Brasil está no caminho errado.
• Para 53%, nos últimos doze meses a criminalidade "aumentou" ou "aumentou muito".
• 55% afirmam que os filhos de Bolsonaro possuem grande influência no governo Federal.
• Outros 55% acreditam que o apoio de Bolsonaro a Trump irá trazer consequências negativas.
• 89% não confiam nas instituições.
A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Ipespe. Foram entrevistadas 1.000 pessoas entre os dias 13/I e 15/I. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |