Bolsonaro distorce OMS e diz que "pânico começa a se dissipar"
(Foto 1: Marcos Corrêa/PR - Foto 2: Reprodução/TV Globo)
Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira 9/VI que espera uma "reabertura mais rápida" após a divulgação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a disseminação assintomática do coronavírus é "muito rara". Segundo ele, que voltou a distorcer a informação do órgão, "o pânico começa a se dissipar".
"Ontem a OMS também disse que a transmissão de pessoas assintomáticas é praticamente zero. Muitas lições serão tomadas. Isso pode sinalizar a uma abertura mais rápida e do comércio e a extinção de medidas mais rígidas autorizadas pelo STF e por prefeitos e governos estaduais. O governo federal não participou disso. Vai ter muita discussão", disse Bolsonaro durante a 34ª reunião do conselho de governo.
"Esse pânico que foi pregado lá atrás por parte da grande mídia começa talvez a se dissipar levando em conta o que a OMS falou por parte do contágio dos assintomáticos", completou,
Na segunda-feira, a chefe da unidade de doenças emergentes da OMS, Maria Van Kerkhove, disse que pacientes assintomáticos da Covid-19 não estão impulsionando a disseminação da doença.
Van Kerkhove, no entanto, reforçou que são necessários mais pesquisas e mais dados para "responder verdadeiramente" à questão se o coronavírus pode se espalhar amplamente por pessoas assintomáticas.
Com informações do UOL