Bolsonaro não quer disque-denúncia contra Força Nacional
Talkei? (Reprodução: Facebook/Jair Bolsonaro)
Desde o dia 22/VII o ministro da Justissa Sérgio Moro autorizou o envio da Força Nacional de Segurança para cinco municípios brasileiros: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).
Trata-se de um piloto do programa "Em Frente, Brasil", uma iniciativa de combate a crimes violentos promovida pelo Governo Federal.
("Em Frente"... "Enfrente"... Os ministros do Bolsonaro adoram um trocadilho!)
Cariacica é uma cidade de 380 mil habitantes, na região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. É o terceiro município mais violento do Brasil, com 91,99 mortes por ano a cada cem mil habitantes.
Em uma nova live no Facebook na noite desta quinta-feira 3/X, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, entretanto, que poderá retirar as tropas de Cariacica.
O motivo?
O prefeito da cidade criou um "disque-denúncia" para receber informações sobre abusos de autoridade e casos de violência policial envolvendo os soldados da Força Nacional.
"Eu vou falar com o Moro. Se começar a denunciar policiais, a gente troca de município. Deixa Cariacica lá sem esse programa", disse o Jair Messias.
Segundo o Jair Messias, o "disque-denúncia" é uma iniciativa do prefeito da cidade, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho.
Durante a transmissão, Bolsonaro se refere diversas vezes ao prefeito como "Juninho do PPS" e faz questão de lembrar que "o PPS é o antigo PCB, o Partido Comunista do Brasil!"
(Parte da direção do antigo PCB abandonou Marx e fundou o PPS em 1992. Desde março de 2019, o partido se chama "Cidadania"...)
Para Bolsonaro, as informações enviadas ao "disque-denúncia" são falsas!
É tudo fake news!
"Não podemos expor os nossos agentes de segurança a ser submetidos ao disque-denúncia que, na maioria das vezes... É mentira o disque-denúncia! São os bons policiais que são denunciados para, exatamente, essa parte do crime organizado, né, agir dessa maneira para atrapalhar quem está fazendo o bem para aquela região".
O presidente, obviamente, não apresentou dados que sustentem sua afirmação.
Ele conclui: "então, pessoal de Cariacica, queremos o bem de vocês, pretendemos continuar o plano. Mas, se tiver uma avalanche de denúncias, em grande parte falsas, contra homens da Força de Segurança Nacional [sic], eu vou sugerir ao Sérgio Moro, a gente vai chegar num comum acordo, sair de Cariacica".
Assista ao trecho da live:
Reprodução: Facebook/Jair Bolsonaro
Em nota, a prefeitura de Cariacica afirma que o "disque-denúncia" - a Ouvidoria Municipal, que funciona pelo telefone 162 - não faz parte de uma conspiração criada para desmerecer o programa do governo Bolsonaro.
Na verdade, o serviço existe desde 2017...
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Projeto de Flávio Bolsonaro pode incentivar atuação de milícias
- Após morte de Ágatha, deputados querem punição contra violência policial
- Polícia do Rio é a mais corrupta e letal!
- Crianças relatam a violência policial na Maré
- PMs invadiram hospital e tentaram roubar a bala que atingiu Ágatha
- PM/SP faz o genocídio de jovens negros
- Moro e Bolsonaro querem a prisão em massa de negros e pobres