Bolsonaro: o fogo é só onde o pessoal desmata!
Original: José Cruz/Agência Brasil
Bolsonaro voltou a tratar a questão do meio ambiente com menosprezo.
Na já tradicional coletiva de imprensa na entrada do Palácio da Alvorada (ele pegou essa mania do Trump...), Jair Messias disse aos jornalistas:
"Na floresta não tá pegando fogo, como o pessoal tá dizendo. O fogo é onde o pessoal desmata. Tá certo?"
Tá "serto"...
Coitada da torcida do Londrina... (Reprodução: G1)
Segundo a NASA, a agência espacial norte-americana, o número de queimadas na Amazônia Legal cresceu 82%, na comparação de janeiro até agosto de 2019 com o mesmo período de 2018.
"Temos grandes queimadas. Queimadas com energia suficiente para gerar uma coluna de fumaça que passa por distâncias como do Acre ao sul do país. Hoje em dia existe uma nova pressão pela expansão agrícola nas regiões da Amazônia e que não tinha nos anos anteriores. A concentração de queimadas no estado do Amazonas, por exemplo, é maior do que nós vimos nos últimos 20 anos", disse o chefe do Laboratório de Ciências Biosféricas da NASA, Douglas Morton.
Será que o Bolsonaro irá acreditar nos dados da NASA?
Ou, como o INPE, a agência norte-americana também está "a serviço de alguma ONG"?
Em todo caso, provavelmente será mais um assunto para o Macron e a Merkel!
Em tempo: o levantamento do IBAMA traz um número um pouco maior que o da NASA: aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: