Bolsonaro prepara recriação do Ministério da Segurança Pública para se apoiar nos policiais
(Reprodução)
Para aumentar a influência de policiais militares em seu governo, Jair Bolsonaro prepara a recriação do Ministério da Segurança Pública. Diante da presença de militares e evangélicos em postos importantes, parte da categoria reclama por não ter um representante na Esplanada dos Ministérios para defender os próprios interesses.
Segundo relato do Estadão, o apoio de PMs e bombeiros, que somam 470 mil pessoas na ativa, seria importante em um momento em que o governo enfrenta protestos e queda de aprovação.
“Quem fez a campanha (para eleger Bolsonaro) foram os PMs e bombeiros. Na hora de virar chefe, viraram (ministros) os comandantes das Forças Armadas”, afirmou o líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP).
O candidato mais provável para o novo cargo é o ex-deputado Alberto Fraga (DEM), amigo de Bolsonaro há 40 anos e que fez carreira como coronel da PM no DF. Procurado pelo Estadão, o Palácio do Planalto não quis se manifestar. O ministro da Justiça, André Mendonça, disse que considera “legítima” a reivindicação de um ministério da Segurança Pública, mas discorda da abertura de discussão neste momento.