Bolsonaro quer controlar toda a comunicação do governo sobre coronavírus
(Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil)
Jair Bolsonaro decidiu controlar com punho de ferro a estratégia de divulgação de medidas relacionadas ao combate à pandemia do novo coronavírus. Segundo reportagem do Estadão, um ofício enviado pela Casa Civil na segunda-feira 23/III orienta os ministérios a submeter todas as comunicações sobre a covid-19 à Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) "para que haja unificação da narrativa".
O texto é assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Souza braga Netto, que diz ter sido incumbido por Bolsonaro de informar que todas as entrevistas concedidas à imprensa devem ter coordenação prévia entre os órgãos e que todas as notas oficiais só poderão ser divulgadas após aval da Secom.
A Casa Civil não informou o que significa "unificação da narrativa". A dúvida é ainda mais revelante ao se destacar o completo desentendimento entre Jair Bolsonaro - com sua desvairada ideia de flexibilizar o isolamento social - e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que continua a defender as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o Estadão, a ordem para centralizar a comunicação veio no mesmo dia da trapalhada envolvendo a Medida Provisória que autorizava a suspensão de contratos sem pagamento de salário ao trabalhador. Diante da pressão nas redes sociais, Bolsonaro recuou parcialmente.