Bolsonaro vai mandar Funai para a Agricultura
Do G1:
O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira (3) que o governo Jair Bolsonaro cogita transferir a gestão da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura, que cuida dos interesses do agronegócio. Responsável por promover e proteger os direitos de mais de 300 povos indígenas, a Funai está vinculada atualmente ao Ministério da Justiça.
"A Funai está em processo de definição, mas deve ir para Agricultura", disse Onyx Lorenzoni durante uma entrevista coletiva na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.
"A visão que o presidente tem é no sentido de poder dar condições para que aqueles indígenas que quiserem, aqueles grupamentos, pessoas ou indivíduos possam buscar uma outra condição. E que isso, lamentavelmente, pelas políticas feitas nas últimas duas décadas não foi permitido às pessoas. É muito grave", complementou o futuro chefe da Casa Civil.
Segundo ele, pesquisadores brasileiros escreveram cartas para o futuro governo relatando que "têm muita dificuldade de acessar áreas de conversação ou áreas indígenas". "Veja bem, os estrangeiros acessam", enfatizou.
O ministro da transição declarou que o governo Bolsonaro pretende identificar "o que é conflito fabricado" em relação aos povos indígenas e o que é "problema verdadeiro".
(...)
Em tempo: sobre os Xi! Cago Boys, consulte o trepidante ABC do C Af