Brasil de Bolsonaro cai em índice que mede as democracias no mundo
(Crédito: Alan Santos/PR)
No primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, o Brasil caiu no ranking que avalia o desempenho democrático dos governos. A classificação de 2019 foi publicada nesta quarta-feira 22/I pela The Economist Intelligence Unit, um braço da revista The Economist, e reproduzida pela coluna de Jamil Chade no UOL.
O Brasil somou apenas 6,8 pontos, numa escala de zero a dez, abaixo do que registrou em 2018. Com isso, o país despencou para a 52ª posição, praticamente ao lado da Tunísia. Na América Latina, o Brasil ocupa somente a 10ª posição.
Assim, o Brasil foi foi inserido na categoria de "democracias falhas" ou "democracias imperfeitas". Quando o ranking foi lançado, em 2006, o Brasil ocupava a 42ª posição, com 7,3 pontos. Em 2008, chegou a subir para a 41ª posição. Em 2018, era o 50º.
Neste ano, o estudo aponta que três países da América Latina atingiram o status de democracias plenas: Costa Rica, Uruguai e Chile.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |