Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Brasil passa vexame sem precedentes na Conferência do Clima!

Brasil passa vexame sem precedentes na Conferência do Clima!

Ministro Salles achou tudo uma "perda de tempo"...
publicado 16/12/2019
Comments
BandeiraDurex.jpg

O ministro Ricardo Salles (no centro, à esquerda) e outros membros da delegação brasileira em frente à bandeira toscamente presa à parede com adesivos e fita durex... (Reprodução: Instagram/Xuxu Dal Molin)

A vergonha do Brasil na COP-25, a conferência sobre mudanças climáticas promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Espanha nas últimas duas semanas, não se resumiu ao recebimento do troféu "Fóssil do Ano".

Gustavo Des, especialista em marketing político pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), publicou em seu Facebook uma lista dos demais vexames passados pela delegação brasileira no encontro:

• O governo brasileiro não preparou um estande oficial para apresentar suas ações contra o desmatamento - provavelmente porque não há muita coisa para se mostrar...

• A delegação brasileira possuía apenas um pequeno escritório. Numa das paredes ao fundo, uma bandeira com os dizeres "produtores rurais brasileiros - o grande parceiro ambiental", em inglês, colada de forma improvisada com fita adesiva.

• Parlamentares da bancada ruralista e outros representantes do agronegócio, que compunham a maior parte da comitiva brasileira, não conseguiram realizar uma reunião sequer com outros países.

• Os representantes do agronegócio, por sinal, ficaram estarrecidos após ouvir mais críticas do que esperavam...

• Um total de 87 companhias de países da Europa afirmaram que só retomarão negócios com o Brasil após o Governo Federal adotar medidas efetivas contra o desmatamento na Amazônia.

• Três organizações não-governamentais (Greenpeace, Climainfo e Observatório do Clima) prepararam um guia sobre as mentiras do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O material, disponível em inglês e português, circulou entre jornalistas e delegações estrangeiras durante todo o evento.

E o que o ministro Salles achou disso tudo?

"Gastação de dinheiro e perda de tempo", disse o ministro em entrevista à Jovem Pan na manhã desta segunda-feira 16/XII...

Em tempo: leia abaixo a íntegra da cartilha sobre o ministro Salles!

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

Leia também no Conversa Afiada: