Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Brasil precisa de 15 dias de "lockdown forte", diz epidemiologista

Brasil precisa de 15 dias de "lockdown forte", diz epidemiologista

Só assim para ter uma curva descente segura
publicado 14/06/2020
Comments
Sem Título-1.jpg

Via Valor Econômico - Em movimento contrário ao que ocorre agora – de flexibilização do distanciamento social nas cidades, principalmente nas maiores do país, São Paulo e Rio –, o Brasil precisaria de, pelo menos, mais 15 dias de “um lockdown forte” para a curva de transmissão do novo coronavírus entrar numa rota descendente segura. A avaliação é do epidemiologista Pedro Curi Hallal, na live do Valor desta sexta-feira.

“Rapidamente o Brasil entraria no mesmo patamar de outros, como Alemanha, Itália, Espanha e até os EUA, onde os números estão decaindo dia a dia já faz algum tempo”, estima o cientista, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do primeiro grande estudo nacional sobre a propagação da covid-19 no país, patrocinado pelo Ministério da Saúde.

Segundo ele, em números absolutos, o Brasil aparece destacado em todos os indicadores da pandemia, tanto negativos quanto positivos. “É o segundo país com mais mortes, segundo país com mais casos agora. E deve ser o segundo país com mais recuperados, porque a intensidade do vírus não é tão diferente de país para país. O que é diferente é a capacidade de transmissão do vírus ou o percentual da população afetada. E o Brasil é um país grande, assim como os Estados Unidos.”

(...)