Brasil tem primeiro caso confirmado de coronavírus
Imagem do coronavírus feita através de microscópio eletrônico (Reprodução/NIAID-RML)
O Brasil registrou nesta terça-feira 25/II o primeiro caso confirmado do coronavírus em território nacional, segundo reportagem da Folha de São Paulo. O homem de 61 anos esteve na Itália entre os dias 9/II e 21/II - na última segunda-feira 24/II, autoridades italianas confirmaram 190 casos da nova doença.
Um primeiro teste, realizado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, indicou resultado positivo para a presença do coronavírus. Uma contraprova, do Instituto Adolfo Lutz, deverá ser anunciada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira 26/II - entretanto, a reportagem da Folha apurou que este segundo teste também deu positivo.
Com isso, o Brasil passa a ser o primeiro país da América Latina com um caso confirmado do coronavírus. A doença já matou 2.708 pessoas em todo o mundo. Mais de oitenta mil pessoas já foram infectadas - a maior parte na China.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou a lista de todos os passageiros do voo que trouxe o homem de volta ao Brasil. Segundo o hospital Albert Einstein, o paciente tem sinais brandos da doença e está em isolamento domiciliar na capital paulista.
O Ministério da Saúde monitora outros dois casos suspeitos na cidade de São Paulo e mais um em Bauru, no interior. Todos os pacientes viajaram recentemente ao exterior.
Em entrevista ao portal G1, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, comparou o coronavírus a uma simples gripe: "vamos nos preparar da melhor maneira, mas é preciso ter calma. É uma gripe, vamos passar por ela e colocar todas as fichas na ciência", disse. E completou: "há a pressão da opinião pública. Tem que ter muita calma, transmitir calma, para evitar o alarmismo. E vamos atravessar essa gripe, tentar minimizar o máximo o estresse".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Bolsas chinesas despencam 8% por conta do coronavírus
- Fábricas brasileiras já percebem o impacto do coronavírus
- Coronavírus: cinco empresas brasileiras já perderam R$ 54 bilhões na Bolsa
- Governo Bolsonaro deve rever PIB se surto de coronavírus persistir
- Surto de coronavírus pode atrapalhar vendas da Petrobras
- Olavo acredita que coronavírus é obra do Bill Gates?
- Antes de se apavorar com o coronavírus, tire os mosquitos da sala