Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Brumadinho: outra barragem pode se arrebentar

Brumadinho: outra barragem pode se arrebentar

Genocídio se espalha como a lama da Vale
publicado 27/01/2019
Comments
Barragem.jpg

Infográfico do G1 mostra a posição da Barragem 6 no complexo da Vale em Brumadinho. A Barragem 1 foi a primeira a se romper, na sexta-feira. (Reprodução: G1)

Do Globo Overseas:

Sirenes tocam em Brumadinho e alertam moradores sobre risco de novo rompimento


As sirenes de alerta tocaram em Brumadinho na manhã deste domingo, às 5h30m, e moradores começaram a deixar suas casas em pânico. De acordo com informações preliminares, outra barragem estaria em risco. Na sexta-feira, outra barragem no Córrego do Feijão se rompeu . Em nota, a Vale afirmou que a sirene foi disparada devido ao aumento dos níveis de água na barragem 6, uma das que compõe o complexo de Brumadinho. De acordo com a empresa, a população da região está sendo deslocada para pontos previstos no plano de emergência.

Também no início desta manhã, um engenheiro da mineradora disse que a instabilidade da barragem aumentou, passando para classificação nível 2 numa escala de 3. Equipes de resgate estão reunidas, mas uma forte neblina prejudica o trabalho.

A informação de que essa outra barreira teria se rompido havia sido relatada por moradores da região na manhã deste sábado, o que não foi confirmado pelas autoridades. Desde ontem, a Vale havia informado que monitorava a estabilidade da barragem 6 a cada uma hora e realizava drenagem com o uso de bombas, para reduzir a quantidade de água. (...)

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!

registrado em: , ,