Canela (RS) ignora abaixo-assinado e terá loja da Havan com estátua gigante
(Reprodução)
A rede de lojas Havan, que pertence ao empresário e militante bolsonarista Luciano Hang, obteve autorização da Prefeitura de Canela (RS) para instalar uma unidade em via que liga a cidade a Gramado.
Reportagem de Luiza Pifero na Rádio Gaúcha/ZH conta que a negociação havia esbarrado, em um primeiro momento, no plano diretor da cidade, já que a réplica da Estátua da Liberdade estava em desacordo com a diretriz que organiza a ocupação urbana.
Além disso, um abaixo-assinado contesta a presença da estátua em ponto turístico, sustentando que se trata de "violência simbólica".
À Gaúcha/ZH, o autor do abaixo-assinado, o arquiteto e urbanista Humberto Hickel, explica que se opõe especialmente à instalação da réplica da estátua na área turística. Para ele, trata-se de um "objeto estranho à história da cidade" que gera impacto urbanístico e econômico (por competir com o comércio local):
"A gente fez um abaixo-assinado, em especial, pela simbologia que ela traz: é uma réplica de 31 metros na entrada da cidade. Os turistas vão ser recebidos pela estátua da liberdade? É uma agressão", diz Hickel.
Na Câmara Municipal de Canela, o projeto foi aprovado com nove votos a favor e um contra.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |