Celso de Mello nega HC que tentava derrubar o Intercept Brasil
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido de habeas corpus de um advogado, feito em favor do ministro da Justiça, Sergio Moro, para tirar do ar o site The Intercept Brasil e apreender todo o material publicado.
O decano do Supremo considerou o pedido inviável e ressaltou que o advogado não possui vínculo profissional com Moro.
"É público e notório que o Senhor Ministro Sergio Moro não constituiu como mandatário judicial o Senhor Arnaldo Saldanha Pires, ora impetrante", afirmou o ministro.
"Como se sabe, a ação de 'habeas corpus' destina-se, unicamente, a amparar a imediata liberdade de locomoção física das pessoas, revelando-se estranha à sua específica finalidade jurídico-constitucional qualquer pretensão que vise a desconstituir atos que não se mostrem ofensivos, ainda que potencialmente, ao direito de ir, de vir e de permanecer das pessoas", completou o decano.
O amigo navegante sabe que The Intercept Brasil, fundado pelo jornalista Glenn Greenwald, publica desde junho deste ano a série de reportagens Vaza Jato, que revela os escândalos protagonizados pelos procuradores da Lava Jato e pelo ex-juiz Sergio Moro.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |