Chefe da Marinha contradiz Bolsonaro: vazamento não é culpa da Venezuela!
Mancha de óleo na Praia do Francês, sul de Alagoas (Reprodução: Rede Globo)
Na noite de ontem 22/X, o presidente Jair Bolsonaro voltou a culpar a Venezuela pelo vazamento de petróleo no litoral brasileiro: "no mínimo estranho o silêncio de ONGs e esquerda brasileira sobre o óleo nas praias do Nordeste. O apoio desses partidos ao ditador Maduro fortalece a tese de um derramamento criminoso", disse o Jair Messias em seu Twitter.
O próprio comandante da Marinha Brasileira, responsável pela investigação a respeito da origem do petróleo, entretanto, contradiz o presidente: "o que se sabe pelos cientistas é que o petróleo é de origem venezuelana. Não quer dizer, que houve em algum momento, e não houve isso, envolvimento de qualquer setor responsável, tanto privado quanto público, da Venezuela nesse assunto", afirmou o almirante-de-esquadra Ilques Barbosa Júnior.
Segundo o almirante, a maior probabilidade é de que o vazamento tenha partido de um navio irregular - um dark ship, uma embarcação que decide, por algum motivo, desligar seus sistemas de identificação e comunicação, com o objetivo de dificultar seu rastreamento.
Desde o início da semana, homens da Marinha se juntaram aos esforços para recolher as camadas de óleo das praias. Até o momento, já foram retiradas mais de 900 toneladas de petróleo.
Um petroleiro costuma transportar em torno de 300 mil toneladas de óleo cru.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Ciro: descaso de Bolsonaro com vazamento é vingança contra o Nordeste!
- Brito contesta a teoria do "vazamento venezuelano"
- É impossível o óleo vir direto da Venezuela!
- Miguel Jaimes: loucura dizer que é nosso petróleo
- Venezuela repudia acusações de Salles sobre óleo em praias
- Governo Bolsonaro não faz nada sobre o óleo no Nordeste!
- Haddad: descaso de Bolsonaro com o meio ambiente é alarmante!