CNMP adia processo contra Dallagnol
(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) adiou nesta quinta-feira 3, por falta de quórum, a sessão que poderia levar à abertura de mais um processo disciplinar contra o procurador-chefe da Lava Jato, Deltan Dallagnol.
Segundo a coluna de Constança Rezende, no UOL, o julgamento foi cancelado porque Jair Bolsonaro ainda não nomeou seis conselheiros indicados para o biênio 2019-2021. Esse grupo foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado em setembro.
Neste momento há cinco conselheiros com mandato em vigor, sendo que o quórum mínimo para sessões é de oito integrantes.
O processo que deveria entrar em pauta foi apresentado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), que acusa Dallagnol de tentar interferir na eleição à presidência do Senado por meio de críticas nas redes sociais.
Já há um placar de 7 votos a 2 a favor da abertura do processo disciplinar, mas o julgamento precisa ser concluído.
A próxima sessão do conselho está marcada para o dia 22.
Dallagnol já responde a outro processo disciplinar aberto pelo CNMP, que apura se ele cometeu excessos em críticas feitas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), durante entrevista a uma rádio.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada: