CNMP pode investigar procurador que denunciou Greenwald
O jornalista Glenn Greenwald, editor do Intercept Brasil (Créditos: Gage Skidmore/Flickr)
A coluna Painel da Folha de São Paulo desta quarta-feira 22/I informa que integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) devem solicitar a abertura de uma investigação a respeito da conduta de Wellington Oliveira, o procurador que denunciou o jornalista Glenn Greenwald por suposta associação criminosa, interceptação de comunicações e invasão de celulares.
Greenwald, editor do portal Intercept Brasil, é um dos jornalistas responsáveis pela Vaza Jato, a série de reportagens que revelou as irregularidades da Operação Lava Jato.
Segundo os membros do CNMP, o procurador Wellington Oliveira pode ter infringido uma resolução do próprio Ministério Público Federal: ele ofereceu uma denúncia contra Glenn Greenwald sem antes ter aberto um inquérito ou sequer chamado o jornalista para um depoimento.
Oliveira foi o mesmo procurador que, em dezembro de 2019, apresentou denúncia contra Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sob acusação de calúnia contra o ministro da Justissa Sérgio Moro. Em entrevista à Folha em julho do mesmo ano, Santa Cruz criticou a atuação do ex-Judge Murrow e o acusou de "bancar o chefe da quadrilha".
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Greenwald: denúncia é retaliação pelas revelações sobre Moro e o governo Bolsonaro!
- Gilmar entende que denúncia contra Glenn afronta sua decisão
- Marco Aurélio: denúncia contra Greenwald é problemática e perigosa!
- Bolsonaro debocha de perseguição a Greenwald: "não devia nem estar no Brasil"
- Ciro: só o bolsonarismo boçal explica a denúncia contra Greenwald
- Dino: denúncia contra Greenwald é terraplanismo jurídico
- Brito: o MP virou um esquadrão morominion