CNMP vai investigar encontro secreto entre Dallagnol e banqueiros
Dallanhinho em outra de suas muitas palestras (Gustavo Flauzino/Divulgação)
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou, nesta sexta-feira, 2/VIII, reclamação disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, pelo comparecimento a encontros (secretos) com empresários e banqueiros na XP Investimentos, em junho de 2018.
As informações são do site JOTA.
A ida de Dallagnol - e do ministro Luiz Fux, do STF - à reunião com banqueiros foi revelada pelo Intercept e reproduzida pelo Conversa Afiada.
O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, acolheu pedido de deputados do PT, entre eles Paulo Pimenta (RS), e determinou que Dallagnol preste esclarecimentos sobre o caso no período de dez dias.
Para Rochadel, há “suposto desvio na conduta de Membro do Ministério Público Federal, o que, em tese, pode caracterizar falta funcional”.
“A representação aponta fatos para os quais a ampla repercussão nacional demanda atuação da Corregedoria Nacional. A imagem social do Ministério Público deve ser resguardada. A sociedade deve ter a plena convicção de que os Membros do Ministério Público se pautam pela legalidade, mantendo a imparcialidade, evitando conflitos de interesse entre sua atuação funcional e atividades acadêmicas privadas, bem como mantendo o zelo para com as instituições”, diz Rochadel no documento.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |
Leia também no Conversa Afiada:
- Conselheiros do MPF apostam no afastamento de Dallagnol
- Mesmo com a Vaza Jato, Dallagnol continua a dar palestras
- Chegou a hora da vingança suprema?
- Dallagnol e Fux foram a reuniões secretas com banqueiros
- Supremo se prepara para arrancar o Dallanhinho da Lava Jato
- Fux proíbe Moro de destruir provas da Vaza Jato