Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Coletivo de Entidades Negras: Prefeitura de Salvador desvirtua Iemanjá!

Coletivo de Entidades Negras: Prefeitura de Salvador desvirtua Iemanjá!

Violação às religiões de matriz africana chega ao MP!
publicado 01/02/2019
Comments
Sem Título-3.jpg

O Conversa Afiada reproduz nota do Coletivo de Entidades Negras (CEN):

Conforme noticiado na edição desta sexta-feira, 1º, do jornal A TARDE, o Coletivo de Entidades Negras - CEN, entidade nacional do movimento negro brasileiro, denunciou logo pela manhã ao Ministério Público da Bahia a retirada do nome de Yemanjá das placas de rua e demais materiais de comunicação elaborados pela Prefeitura de Salvador.

A ação, protocolada na sede do órgão, em Nazaré, aponta uma série de argumentos contra a decisão da gestão municipal, apontando racismo religioso e racismo institucional na postura do Executivo soteropolitano.

"Cumpre informar que os eventos que ocorrem no dia 02 de fevereiro na cidade de Salvador, com ênfase para o Bairro do Rio Vermelho, são relacionados às celebrações religiosas e festivas em reverência à Iemanjá, Orixá cultuado nas religiões de matrizes africanas, a exemplo do Candomblé e da Umbanda, enquanto segmentos reconhecidos como Povos de Terreiro", diz a denúncia.

"Entende-se que a postura adotada pela Prefeitura Municipal de Salvador violenta as religiões de matrizes africanas e tenta reconstruir as celebrações de Iemanjá, ocorridas no 2 de fevereiro, a partir de outros símbolos e interesses que não aqueles que lhe deram origem e que se relacionam obrigatoriamente com as religiões de matrizes africanas", afirma ainda o documento, assinado pelos coordenadores do CEN, Yuri Silva e Iraildes Andrade.

Leia a denúncia na íntegra:

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa AfiadaClique aqui e conheça!