Como receber todas as publicações do Conversa Afiada
Falar em algoritmos de redes sociais pode parecer complicado para quem não lida com o assunto no dia a dia.
Mas é, na verdade, algo bastante simples de entender.
No Facebook, esse assunto se tornou particularmente palpitante em janeiro, quando a empresa anunciou uma mudança profunda em sua política de distribuição de conteúdo.
Os algoritmos são recursos por meio dos quais o Facebook determina o que aparece o que não aparece na página inicial de seus usuários.
Por exemplo: suponha que você, amigo navegante, seja seguidor de 50 páginas dessa rede social. Cada uma dessas páginas pode postar dezenas de publicações a cada dia.
E é aí que entra o algoritmo: ele filtra essas postagens e escolhe quais aparecerão em seu feed de notícias.
Em janeiro, o Facebook anunciou que, dali em diante, priorizaria posts de amigos e familiares.
Na prática, isso diminui drasticamente a distribuição de conteúdo jornalístico, por exemplo.
O Conversa Afiada sustenta números consistentes no Facebook e passa por um processo de crescimento irrefreável: são, atualmente, mais de 840 mil seguidores.
E essa nova política do Facebook pode restringir o acesso dos seguidores do Conversa Afiada às publicações da página.
É por isso que, para ter acesso a todas as publicações do Conversa Afiada, o amigo navegante deve:
- na parte superior da página do Conversa Afiada no Facebook, clicar em "Seguir" e, na sequência, em "Ver primeiro", como na ilustração abaixo:
- criar o hábito de acessar o perfil do Conversa Afiada no Facebook e não apenas esperar que as publicações apareçam em seu feed de notícias. É muito simples: você pode, por exemplo, salvar a página em sua lista de favoritos. Para quem usa os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, basta acessar a página e clicar no símbolo de "estrela" no canto direito da barra de endereços (veja ilustração abaixo). No Internet Explorer, também há um símbolo de "estrela" - neste caso, fora da barra de endereços, à direita dela.
- acessar, sempre que possível, o site do Conversa Afiada. Vale lembrar que, mesmo em tempos de redes sociais amplamente difundidas, essa é a melhor e mais garantida forma de não perder nada do que o C Af produz. Vale, como no item anterior, salvar a página do Conversa Afiada entre os seus favoritos, para que você possa acessá-lo facilmente a partir de um clique. Assim, você dribla qualquer algoritmo que tente determinar o que você deve e não deve ver.
Além disso, você pode seguir o C Af nas outras redes sociais: no Twitter, no Instagram e no YouTube.
Se restar qualquer dúvida sobre este assunto, fique à vontade para acionar a equipe do Conversa Afiada, em qualquer uma das redes sociais.
Obrigado e boa sorte!