Convenção em SP reúne 400 terraplanistas (pagantes)
Terraplanistas se reuniram em São Paulo no domingo 11/XI para a primeira Convenção Nacional da Terra Plana, a FlatCon. Cerca de 400 pagantes (sim, eles pagaram) se reuniram em frente ao Teatro Liberdade, na região central da capital paulista.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, após cada entrevista, um dos líderes puxava o bordão "A Terra é...", ao que os mais próximos respondiam com "plana".
Em comum entre os participantes, havia o YouTube como fonte principal de "informação". Um dos youtubers terraplanistas, chamado Anderson Neves, diz que as fotos da Terra que comprovam sua esfericidade são montagens.
“A Terra é plana. Existe uma manipulação da mídia para esconder a verdade. Nós verificamos os fatos. A gravidade, por exemplo, é uma palavra mágica usada para induzir as pessoas. Será que não deveríamos sentir o movimento da Terra?”, questiona em entrevista à Folha.
Os participantes também negavam o aquecimento global e diziam que as mudanças climáticas são "eventos cíclicos naturais".
De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em julho deste ano, cerca de 7% dos brasileiros acreditam que a Terra é plana. O levantamento foi feito com 2.086 entrevistados maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país. O Datafolha indica que, quanto menor a escolaridade, maior a crença de que a Terra é plana.
Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça! |