Coronavírus chega às favelas do Rio
(Crédito: Tiê Vasconcelos/Voz das Comunidades)
A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou neste domingo 22/III o primeiro caso de covid-19 em favelas da capital. O paciente mora na Cidade de Deus, zona oeste da cidade, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com reportagem do UOL, o caso acende o alerta das autoridades para um temor já revelado anteriormente pelo governador do estado, Wilson Witzel (PSC), e pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos): a chegada do coronavírus a comunidades carentes, onde as condições de saneamento, isolamento e higiene não costumam estar alinhadas com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate ao coronavírus.
No total, a capital fluminense registra 103 casos confirmados e outros 189 suspeitos.
Em tempo: A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), ligada ao Ministério Público Federal (MPF), pediu na semana passada que o Ministério da Saúde informe, até a próxima terça-feira 24/III, quais atitudes estão sendo tomadas para a prevenção ao novo coronavírus nas favelas e periferias. O pedido foi assinado pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat.