Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Coronavírus: Ministério da Saúde confirma 3º caso no Brasil

Coronavírus: Ministério da Saúde confirma 3º caso no Brasil

4º caso aguarda contraprova
publicado 04/03/2020
Comments
Untitled-16.jpg

(Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Via Agência Brasil - O Ministério da Saúde e as secretarias de saúde de São Paulo (estadual e municipal) confirmam o terceiro caso importado do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria, e Alemanha.

Também está em investigação outro possível caso de coronavírus na capital paulista. Exames de contraprova estão sendo realizados para confirmar a amostra do possível caso. Trata-se de uma adolescente, de 13 anos, moradora de São Paulo. A paciente esteve recentemente em Portugal e Itália.

Casos confirmados

1ª Caso: Trata-se de um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que esteve na região da Lombardia, no norte da Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ao retornar da viagem, na última sexta-feira (21), o paciente apresentou os sinais e sintomas compatíveis com a doença (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza).

2º Caso: O paciente, um homem de 32 anos, esteve na Itália e chegou ao Brasil na quinta-feira (27). Ele chegou acompanhado da mulher de Milão, na região da Lombardia. Ainda no voo usou máscara e a acompanhante não apresenta sintomas da doença. O paciente foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28). Durante o atendimento, o viajante relatou febre, tosse, dor de garganta, dor muscular e dor de cabeça. O quadro clínico foi considerado leve e estável.

O 3º caso confirmado de coronavírus no Brasil trata-se de um homem colombiano, de 46 anos, que mora em São Paulo. Em fevereiro, o paciente visitou a Espanha, Itália, Áustria, e Alemanha.

O 4ª caso suspeito é o de uma menina de 13 anos, que mora em São Paulo e visitou recentemente Portugal e Itália. Ela testou positivo para o coronavírus, mas a confirmação ainda depende de contraprova.

Sobre o comportamento das transmissões do coronavírus e os riscos em viagens internacionais, o ministro Luiz Henrique Mandetta explica que praticamente todos os casos confirmados do Brasil são importados, até agora, vindos da Itália. "São Paulo é um grande hub, ninguém sabe quando se está dentro de um avião, como a transmissão se comporta", diz o ministro da Saúde. "É preciso cautela sobre qualquer sinal de sintoma, até que se mude esse painel mundial", alerta.