Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Datafolha: em doze meses de Bolsonaro, cai o apoio à democracia no Brasil

Datafolha: em doze meses de Bolsonaro, cai o apoio à democracia no Brasil

E avança a parcela que não se importa se há ditadura ou democracia
publicado 01/01/2020
Comments
Untitled-1.jpg

Ao fim do primeiro ano de Jair Bolsonaro na Presidência, pesquisa Datafolha mostra que 62% dos brasileiros acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo. No levantamento anterior, feito na semana do primeiro turno das eleições de 2018, esse índice era de 69%. Ou seja, caiu o apoio à democracia no Brasil.

O Datafolha aponta ainda que cresceu de 13% para 22% a parcela da população que não se importa se o governo é uma democracia ou uma ditadura.

A pesquisa questionou também se há alguma chance de se abater uma nova ditadura sobre o Brasil. Para 49%, não há nenhuma chance. Em outubro de 2018, eram 42%.

Por outro lado, desde 2014 vem crescendo o percentual de entrevistados que acham que a ditadura deixou mais realizações negativas. Eram 46% naquele ano, 51% em 2018 e agora são 59%.

O Datafolha concluiu que o índice de pessoas que avaliam como positivo o legado da ditadura também cresceu desde 2014, mas em ritmo mais lento, indo de 22% para 32% em 2018 e agora oscilando para 30%. O Datafolha ouviu 2.948 pessoas nos dias 5 e 6 de dezembro, em 176 municípios de todo o país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gostou desse conteúdo? Saiba mais sobre a importância de fortalecer a luta pela liberdade de expressão e apoie o Conversa Afiada! Clique aqui e conheça!