Brasil

Você está aqui: Página Inicial / Brasil / Degolas chegam a SP

Degolas chegam a SP

Cabeça degolada vai pro vaso
publicado 13/01/2017
Comments
Tupi.jpg

Fachada da penitenciária de Tupi Paulista. Estado registra as primeiras mortes em presídios no ano. No Brasil, são 103. (Reprodução)

No UOL:

Dois presos foram mortos entre a noite de quinta-feira (12) e a madrugada desta sexta-feira (13) na Penitenciária de Regime Fechado de Tupi Paulista (561 km de São Paulo). São as primeiras mortes em presídios paulistas desde o início da crise penitenciária no Norte do país, com os massacres em Manaus (64 mortos) e Boa Vista (33) na primeira semana do ano. (...) O local tem capacidade para 844 detentos, mas abriga atualmente 1.714.

(...) Quando foi construído, em 2005, o presídio de Tupi Paulista tinha como finalidade abrigar detentos que não pertenciam a facções. Presos que se sentiam ameaçados por não pertencerem ao PCC (Primeiro Comando da Capital) ou correlatos pediam transferência para o local, já que não eram aceitos em outras penitenciárias pelos grupos criminosos.

No entanto, desde o ano passado, foram registrados casos em que presos identificados como sendo do PCC ameaçavam outros.

Desde outubro, foram três mortes. Em uma delas, um detento, de 34 anos, foi morto por outro, de 30, após luta corporal. O assassino deu um golpe conhecido como "mata leão", quebrou-lhe as pernas e arrancou-lhe a cabeça, colocada no vaso sanitário.